sexta-feira, novembro 21, 2008

Razões que a razão desconhece

Razões que a razão desconhece




A Ilha do Pico tem uma área total de 447 Km2 e uma área protegida de 143,74 Km2 que representa, por conseguinte, 32% da área total da ilha. Área protegida esta que representa 34% da área protegida total dos Açores que se cifra em 418, 2 Km2!

No Pico situa-se a Vinho do Pico – Património Mundial da Humanidade. Área que pela sua beleza e carácter é objecto de intensa pressão imobiliária quer por parte de particulares quer por parte de investidores turísticos.

O Pico é uma das três ilhas dos Açores que tem a flora endémica – laurassilva – preservada na sua totalidade. Sendo as outras a Caldeira de Santa Bárbara na Terceira e as Flores.

Finalmente tem a montanha – indiscutivelmente o mais imponente monumento natural da Região – e o ícone mais usado na promoção dos Açores e que é um símbolo mágico do turismo ecológico.

A Ilha do Faial tem uma área total de 172,43 Km2 e uma área protegida de 23,47 Km2 que representa, por conseguinte 11,36 % da área total da ilha. Área protegida esta que representa sensivelmente 5,6 % da área protegida total dos Açores.

De notar que com a implementação do Parque Natural da Ilha do Pico a área protegida vai aumentar ainda mais. O que vai reforçar o seu estatuto do Pico como ilha maior do ambiente.

Tal estatuto e, sobretudo, tal área protegida colocam um grande desafio aos responsáveis pelo ambiente que terão que assegurar que a protecção é efectiva e num apenas uma intenção expressa no papel.


Questão central quando se percebe que o futuro do turismo açoriano irá depender da nossa qualidade ambiental. Como uma recente avaliação levada a cabo pela prestigiada National Geographic demonstrou. Os Açores ficaram em segundo lugar, exactamente pela qualidade ambiental que ainda apresentam.

Sendo óbvio que o nosso grande desafio consiste em manter e, se possível melhorar o score ambiental. Dado que essa é a nossa galinha de ovos de ouro para o negócio do turismo para não falar da manutenção da nossa qualidade de vida.

Mas protecção implica esclarecimento, pedagogia e fiscalização. Desiderato inatingível sem adequados meios humanos e materiais e sem uma fortíssima vontade política.

Assim sendo pergunta-se: como é possível explicar que a Ilha do Faial com os 23, 47 Km2 de área protegida tenha 4 vigilantes da natureza e o Pico com os seus volumosos 143,74 Km2 tenha um?! Ou que a orgânica futura para o Pico preveja apenas três?

E os meus amigos do Faial que não se preocupem. Ninguém lhes quer tirar nada. Os quatro vigilantes do Faial estão bem. O que está mal é um único vigilante no Pico! O retrocesso do Faial nunca fará bem ao Pico do mesmo modo que a castração deste nunca será uma mais valia para aquele.

Não se exigindo os 24 vigilantes a que uma regra de proporcionalidade daria direito, teremos que falar num mínimo de seis que permitiria fazer 3 equipas de 2 pessoas e, assim, assegurar um patrulhamento minimamente sério. Tudo que seja menos do que isso é mandar o Património Mundial e o futuro Parque Natural às urtigas.

Há, de facto, razões que a razão desconhece.



P E D R O D A M A S C E N O

Sem comentários: