sexta-feira, março 22, 2013

Isaltino, Macário & Cª Lda.


FACE OCULTA



Isaltino, Macário & Cª Lda.
(Os tribunais atrás do osso)



            Embora muito diferentes, pelo tipo de ilícito, os casos com a justiça de Isaltino Morais e Macário Correia têm um traço comum – a procura incessante da impunidade e as fintas ao sistema.

            Ambos com sentenças, indiscutivelmente transitadas em julgado, continuam a tentar a fintar o sistema com recursos e expedientes “chico-espertistas” tendo Isaltino conseguido o record com 44 (?) recursos.

            Criando um ambiente de total descrédito do sistema de justiça e, sobretudo, a ideia de que se tiveres dinheiro e falta de vergonha o mundo é teu e que, afinal, só os pequenos ladrões vão presos ou levam multas.

            Criando, também, a ideia que o edifício judicial português está cheio de “buracos” e omissões que deixam passar, em malha larga, os mais evidentes casos de crime/ilegalidade.

            Ideia completamente errada porque em Portugal não há um défice de leis ou normas mas simplesmente uma incapacidade/falta de vontade de decidir e, por conseguinte, de assumir o respectivo ónus.

            No caso de Isaltino falta simplesmente alguém com a coragem cívica e institucional para o mandar prender. No caso de Macário falta apenas esclarecer que qualquer decisão que venha a tomar como “presidente de câmara” é liminarmente inválida e que autarquia está funcionar sem presidente por muito que Macário persista em manter-se no gabinete.

            Ou seja, os tribunais passam a vida a correr atrás dos ossos que os advogados lhes atiram sem se preocuparem com a lei que efectivamente deviam salvaguardar, contando com uma comunicação social que lhes agradece o maná de sensacionalismo que lhes permite fazer parangonas suculentas.

            Pretensas habilidades dos advogados que só colhem porque encontram acolhimento junto de tribunais que acabam por aceitar recursos que mais não procuram do que adiar, eternamente, sentenças transitadas em julgado em contravenção clara da lei.

            Quem leia os jornais/ouça televisão fica com a ideia de que as leis estão feitas para proteger os poderosos/possidentes e que basta dinheiro e um “bom” advogado para comprar a eterna impunidade.

            Ideia errada que desvaloriza a responsabilidade dos tribunais e atira para cima das “omissões” da lei aquilo que, realmente, apenas tem a ver com incapacidade/coragem decisória e com o pleno exercício de responsabilidades institucionais.

            O sistema judicial não precisa de mais leis para estancar a falta de credibilidade galopante que tem vindo a sofrer. Precisa, simplesmente, de deixar de correr atrás de todos os ossos que lhe atiram e de exercer as competências que lhe estão cometidas e fazer cumprir a lei.

            Contexto em que Isaltino, Macário e Cª Lda não tem lugar.



PEDRO  DAMASCENO
            

Sem comentários: