sexta-feira, outubro 12, 2007

O Iraque Iraquiano

O Iraque Iraquiano


Sendo consensual a ideia de que a invasão do Iraque, sobretudo nos termos em que se, fez foi um erro colossal da administração Bush e dos seus aliados importa, agora, olhar para o que se passa com e entre os iraquianos.

Os erros dos americanos explicam muita coisa do que se está a passar mas não explicam, de certeza, os atentados e assassínios em massa que ocorrem, todos os dias, na antiga Mesopotâmia.

Sunitas e xiitas são designações de carácter religioso. Os sunitas são o maior ramo dos muçulmanos constituindo 84% da sua totalidade e os xiitas são o segundo maior ramo de crentes do Islão constituindo 16% do total. Todos seguidores do Profeta Maomé e, obviamente, de Ala.

No Iraque, contudo, os sunitas são a minoria. Tendo sido a base do poder de Saddam Hussein e estando agora fora do seu eixo uma vez que o governo de Bagdade é de base xiita. Tudo à volta da religião numa relação inteiramente promíscua entre fé e política.

Por um lado os xiitas aliados do Irão – fundamentalista, retrógrado e autoritário – e da Al-Qaeda e por outro os sunitas que os americanos apearam do poder ao derrubarem Saddam e que agora querem usar para combater os primeiros!

Sendo imagem frequente das televisões os funerais ululantes de militantes do Hamas na faixa de Gaza abatidos pelas forças israelitas e não verificando nada disso no Iraque torna-se licito presumir que muçulmano que mata muçulmano tem cem anos de perdão.

Todos em nome de Ala e alguns com o beneplácito dos barbudos mullahs mantêm uma luta fratricida que se cifra em centenas de milhares de mortos – incluindo crianças, mulheres e idosos numa demonstração da maior barbárie que não poupa ninguém.

E são os sunitas (pelo menos uma boa parte deles) que depois de apeados do poder pelos Estados Unidos se prestam, agora, a integrar milícias armadas pelos americanos e destinadas a combater os al-qaedistas apoiados pelos xiitas e pelo Irão.

Guerra é guerra e política é política mas surpreende que seja em nome de uma religião que, teoricamente, pugna pela elevação espiritual e pela paz que se comentam as maiores atrocidades num cenário que torna a Santa Inquisição quase numa brincadeira de crianças.

Sendo, como se disse, verdade que os americanos são os grandes responsáveis pelo despoletar desta guerra civil não é menos verdade que as baixas de iraquianos causadas por outros iraquianos deixam a perder de vista as baixas iraquianas causadas por americanos.

Tudo brandindo o Corão ou Alcorão que não tem culpa de nada e muito menos do que os homens fazem daquilo que acreditam ser a palavra de Deus.

O que se passa no Iraque e entre iraquianos é a melhor prova do que os homens são capazes de fazer pelo poder e pelo controle e uma boa lição para quem, ingenuamente, pensa que a progressiva influência do Islão na Europa não é uma questão da maior actualidade e gravidade.


P E D R O D A M A S C E N O

Sem comentários: