sexta-feira, fevereiro 01, 2008

AÇORIANICES


AÇORIANICES


Ficar retido em S. Jorge, por mau tempo no canal, sendo proveniente do Pico e não conseguir fazer prova de residência nos Açores para poder beneficiar da tarifa de residente na SATA é obra. Mas acontece. Tudo entre as duas margens do canal.

Basta sair do Pico de manhã e não conseguir regressar à tarde, como previsto, por causa da intempérie. Não interessa a carta de condução emitida nos Açores e indicando morada na ilha, não interessa a carteira profissional, não interessa as comprováveis causas da deslocação, o conhecimento pessoal. Não interessam, mesmo, os números dos documentos. Nada.
Ou tens o BI e Contribuinte ou pagas tudo, mesmo que por motivos perfeitamente imprevistos e dentro de portas, no âmbito pequenino do Triângulo que queríamos que fosse maior...

A mesma burocracia pesada e desligada da realidade apesar do cartão único, do simplex, etc. Um dificuldade quase congénita de distinguir entre o essencial e o acessório.
............

Mas falando do Triângulo que queremos maior. Para voar do Pico para Lisboa só à terça-feira e viva o velho. Mesmo que voar nesse dia seja o mais inconveniente possível. E é!

Então a “alternativa” é o aeroporto da Horta. Mas se for nos dias em que voo sai de tarde só é possível apanhar o dito utilizando a lanchas das 10,45 e ficar horas perdidas de seca no Faial.
Chegando de Lisboa ao aeroporto de Castelo Branco de manhã só com muita sorte é possível apanhar a lancha que parte da Horta às 10,00 horas. O que significa, inexoravelmente, outra seca.

Não sendo apologista da ideia de que essas anomalias acontecem propositadamente não deixa de ser espantoso que ninguém (desde as transportadoras aéreas à Transmaçor e ao próprio Governo Regional) se tenha preocupado com o assunto.

Não é preciso fazer nenhum inquérito no aeroporto da Horta – como algumas pessoas advogam – para saber que o tráfego com origem e/ou destino no Pico, que se destina ou vem de Lisboa e que passa por Castelo Branco é extremamente significativo para não dizer que é, pelo menos, metade.

Só não vê quem não quer ver. E já agora é fantástico que os voos de manhã da TAP de Lisboa para a Horta partam a uma hora que inviabiliza, de todo, qualquer ligação a voos provenientes da Europa. Presumindo-se que se trata de mais uma ajuda no combate à sazonalidade do nosso turismo...
...........

Como alguém dizia, com muita piada, os carros no Pico podiam ser mais baratos dado que não carecem de pisca-piscas. Quase ninguém os usa. E não é preciso porque a PSP está demasiado ocupada com a caça aos papeis e a montar controles/armadilhas de velocidade à beira de sinais de 30 km e outros que tais.

Para o resto – as manobras perigosas, os excessos de velocidade de pesados que nada respeitam, os estacionamentos em contravenção, a falta de civismo, a droga, etc – não têm tempo. Com as desculpas de sempre: falta de efectivos e de meios e os tribunais que lhes tiram a autoridade.

E não vale a pena insistir porque é pregar no deserto tanto mais que os efectivos são na sua maioria de origem local o que lhes limita, à partida, o exercício de um actividade que tem de reprimir e punir para ser eficaz. E as chefias principais são de “fora” e temporárias o que só vem ajudar à festa.

E esse bem precioso (direito constitucional) tão típico das ilhas - a segurança de pessoas e bens - lá se vai esfumando mercê de uma combinação de brandos costumes, receio de confrontar amigos/vizinhos/família e vontade de fazer pouco.

P E D R O D A M A S C E N O

Sem comentários: