sexta-feira, setembro 03, 2010

Boas notícias

Boas notícias


Depois dos fogos, da crise e da chuva na Semana dos Baleeiros bem precisamos de boas notícias e elas aí estão!

Vivemos no Paraíso, se é que ele existe.

E, realmente, obcecados pelos nossos pequenos dói-dóis, pouca atenção prestamos à situação de privilégio em que vivemos: natureza, não poluição, tranquilidade e segurança.

Sendo tudo isso , mais ou menos comum, ao resto dos Açores ganha uma escala especial no Pico, uma ilha rural e de natureza mas numa escala que só tem paralelo em São Miguel que sendo uma ilha bela já perdeu , em grande parte, esse charme.

Pesem, embora, variados problemas que nos preocupam (assistência medica, acessibilidades, alguns défices de desenvolvimento) temos acesso a uma das melhores qualidade de vida. Conciliando o isolamento e a natureza com o acesso a facilidades tecnológicas que nos ligam, instantaneamente, ao resto mundo.

Juntando o útil ao agradável.

Viver hoje nos Açores é um privilégio. Viver no Triângulo e na Ilha do Pico é, realmente, viver no Paraíso.

Tudo isto num contexto de equilíbrio social em que quase toda a gente vive com apreciável nível de conforto e com problemas sociais que são, ainda, numa percentagem muito diminuta.

É bom sabermos contar as nossas bênçãos e não ficarmos grudados às televisões que se tem vindo a tornar em arautos da desgraça raramente seleccionando notícias que se traduzam em optimismo e em ganhos de auto estima e vontade de viver.


As boas noticias estão por aí por todo o lado para quem as quiser ver. O mar infindo, a montanha majestosa, o matizado infindável de verdes na sua cama de basalto, as cagarras e os garajaus, o por do sol e esse silêncio profundo que se espalha pela ilha serena.

E esse recorte magnifico da montanha ao anoitecer em dias de bom tempo.

Mas bem sabemos, assim reza a Bíblia, que ate o próprio paraíso conseguimos estragar se não tivermos juízo. Não havendo fim para o sofrimento que os seres humanos podem infligir a outros. A História está cheia de exemplos, muitos deles bem recentes.

Mas hoje é um dia inteiramente dedicado às boas notícias - que são do melhor que pode haver - e dia de nos deixarmos de lamurias e de tantas mesquinhices que ainda fazem parte integrante do nosso quotidiano.

Hoje é dia para nos sentirmos gratos por estarmos vivos e podermos usufruir dessa dádiva magnífica que é a Vida.

Que venham a nós as boas notícias.


PEDRO DAMASCENO

Sem comentários: