sábado, janeiro 30, 1993

CARTA ABERTA AO PARTIDO SOCIALISTA


FACE OCULTA


«À semelhança da igreja católica, a pior publicidade do socialismo são os seus seguidores»
George Orwell



CARTA ABERTA AO PARTIDO SOCIALISTA


Caro P.S.

A poucos dias da tua reunião magna, decidi escrever-te esta carta na dupla condição  de cidadão comum e pessoa preocupada com o nosso destino colectivo.

A democracia para ser plena tem que conter alternativas políticas e de pessoas, credíveis e equilibradas. Em nenhuma circunstância deverá o voto popular servir para sufragar oligarquias. Estaríamos perante uma candidatura de nefastas consequências.

Deste modo, e no caso concreto dos Açores, qualquer cidadão responsável, socialista ou não, tem que reconhecer que és uma peça imprescindível no quadro democrático regional. Imprescindível porque és a única força partidária com dimensão e peso para poder disputar o poder.

Sendo assim as tuas responsabilidades ultrapassaram, em muito, os teus militantes e as tuas estruturas organizativas. És, também, responsável perante os eleitores, que sendo militantes e mesmo não socialistas, em ti votaram e perante todos aqueles que potencialmente poderão mudar o seu sentido de voto.

À semelhança do que acontece um pouco por todo o lado, a faixa dos eleitores descomprometidos, que decidem o voto à boca das urnas, não pára de aumentar. Do mesmo modo que o eleitorado fixo e incondicional dos partidos não cessa de diminuir.

E ainda bem que assim acontece pois é claro sinal de amadurecimento político e democrático.

Estamos numa época em que as ideologias se esbatem perante um conjunto de princípios de solidariedade, igualdade e justiça social que tende a tornar-se património das sociedades com democracias estáveis e economias equilibradas. Os grupelhos, nomeadamente os de caracter neonazi, são preocupantes mas não deixam, contudo, de ser manifestações marginais.

Caro P.S.
Ninguém te pede que renuncies aos teus princípios, bem antes pelo contrário. A força de um partido reside, em boa parte, na coerência que mantém na defesa dos seus princípios, sejam eles quais foram. As imitações e as prevenções, não compensam. E ainda há pouco tempo, se bem te lembras, tiveste essa experiência.

O que se espera de ti é que, de uma vez por todas, abandones o casulo em que te fechaste e te abras à renovação. Mesmo que isso acarrete a eventual falta de tacho para grande parte dos medíocres carreiristas que te têm tornado num partido baço, frouxo e arrogante.

Se queres ter credibilidade tens de deixar de ser o partido do que tem de ser ou do que não há outro remédio. Um partido do género «Que chatice, fulano não serve mas tem que ser porque não há outra alternativa». A distância entre consenso/compromisso e cedência/bandalheira é, muitas vezes, bem pequena.

Ninguém espera nenhum milagre deste teu congresso regional. A humilhante derrota de Outubro ainda está demasiado próxima e um líder não se faz por encomenda.

Apenas se pode esperar que, finalmente, te resolvas assumir de corpo inteiro como um partido credível e cries condições para enquadrar um vasto número de quadros disponíveis para participar num processo de modernização e progresso da sociedade açoriana.

O eterno dilema que a tua liderança (Goulart vs César) é um falso problema. Uma verdadeira autoflagelação, que apenas poderá ter explicação no divã do psiquiatra.

Se não tens o militante XYZ que desejarias para líder, então escolhe um militante seguro, sensato e, que não sendo humilde, tenha humildade. Se não tiver grandes dotes mediatários, paciência. O que é importante é que encontres alguém que te possa transformar num espaço de diálogo, de trabalho e de equipa, aproveitando os muitos recursos humanos que, apesar de tudo, ainda se encontram «perdidos» nesta ultraperiférica parcela europeia.

Que deixes, o mais depressa possível, o ghetto do «não há outro remédio» e do «é uma chatice mas tem que ser» e te definas pela positiva com um trabalho sério, persistente e competente.

Outubro passado foi um aviso bem claro. Não te fies que o que aconteceu de deveu apenas às habilidades do PSD.

Atentamente


 P E D R O  D A M A S C E N O

Sem comentários: