sexta-feira, dezembro 15, 2006

A estória do João

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo....
Fernando Pessoa


A estória do João




A estória do João, na sua singeleza e linearidade, vale do que mais de mil exemplos de como vai este país e a segurança social cuja falência parece ser, cada vez mais, inevitável.

O João teve um acidente de trabalho há 3 anos tendo tido traumatismos graves da bacia e de uma das pernas. Possivelmente mal assistido ficou com sequelas de algum gravidade.

Lesões que lhe causam dores e lhe determinam algumas dificuldades na marcha bem como certa incapacidade para tarefas pesadas como as que executava antes do acidente.

O João tem trinta e três anos e anda de baixa há três!

O João não é um deficiente – longe disso – mas tão sómente um jovem que teve pouca sorte com um acidente grave e com os cuidados médico-cirúrgicos a que teve acesso.

Tirando o que se disse é um jovem escorreito em plena posse das suas capacidades intelectuais e, segundo diz, com vontade de trabalhar em qualquer das variadíssimas profissões que poderá exercer plenamente.

Sem falar na “profissão” de funcionário público, daquelas em que se vêm os respectivos titulares a segurarem as paredes e a verem passar o trânsito, todo o santo dia de sorriso na face e cigarro na boca.

O João pode ser condutor, fiscal, fiel de armazém, desenhador, orçamentista, contínuo de escola, funcionário de autarquia, leitor cobrador, pescador, guarda de museu, cobrador de bilhetes de cinema, etc. Eu sei lá...

Mas não: o João porque chegou ao fim do tempo de baixa permitido por lei foi, pura e simplesmente, mandado a uma junta médica de invalidez com vista, obviamente, a obter a dita cuja!

Sem que alguém – nomeadamente da área do apoio social e/ou reintegração profissional – se tenha chegado à frente e feito o que quer que seja para encontrar uma saída profissional para um jovem de 33 anos que passa a vida a polir calçadas.

Certamente não por falta de assistentes sociais ou programas de reintegração profissional.

Num país de poucos recursos e com uma segurança social afogada ainda é possível encontrar casos como estes que falam por isso e atestam bem a incompetência, o desleixo e a falta de qualidade humana.

A estória do João é bem parte da história deste nosso desafortunado país.


P E D R O D A M A S C E N O

Sem comentários: