sexta-feira, dezembro 29, 2006

À guisa de balanço

À guisa de balanço


2006 não tendo sido um ano esplêndido – quer no plano interno quer no externo – não foi dos piores.

As grandes maleitas – a fome, a miséria, as epidemias, as guerras, o desperdício, a ameaça nuclear, os fanatismos – continuam e o fosso entre ricos e pobres continua, também, a aumentar, um pouco por todo o lado.

Os efeitos do aquecimento global nas condições climatéricas tornaram, ainda mais, óbvio o problema da poluição e dos seus efeitos devastadores na nossa qualidade de vida e, mesmo, na nossa segurança.

A situação do Iraque e do Médio Oriente aí estão a atestar a nossa incapacidade para atacar a causa profunda dos problemas e não apenas os seus efeitos.

O terrorismo não teve, este ano, nenhuma acção espectacular mas o seu espectro paira como uma ameaça real sobre as nossas vidas, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Portugal mantém-se no pelotão de trás da comunidade europeia e nós, como povo, ainda não resolvemos encarar a sério um problema cuja solução não passa, apenas, pela politica e pelos políticos.

Os Açores mantem a aposta no turismo mas a sua sazonalidade permanece como o grande entrave à sustentabilidade do sector que vive longas noites de penúria.

A TAP/SATA continuam – perante várias complacências – a ignorar o aeroporto do Pico, fingindo não perceber que metade ou mais do tráfego da Horta tem origem e/ou destino no Pico.


Contudo sinais positivos também aí estão. Apareceu, proveniente do país mais poluidor do mundo, um filme (Uma verdade inconveniente) que vem retratar, de forma magistral, o gravíssimo problema do aquecimento global.

Nos USA os ventos de mudança, para uma atitude mais dialogante e de cooperação, já sopram visivelmente. Porventura abrindo a porta para a eleição um/a presidente mais sensível às questões da paz, do ambiente e das desigualdades sociais.

As mulheres começam, progressivamente, a desempenhar funções de responsabilidade na vida pública mundial. Podendo trazer para a política mais paz, mais bom senso e mais diálogo.

Em Portugal sente-se que estão a ser dados passos no sentido de se agarrar o boi pelos cornos e pôr em causa os nossos brandos costumes que apenas nos têm levado apenas à inércia e ao conformismo.

Os Açores consolidam-se como uma Região Autónoma madura e democrática e confirmam-se como um destino turístico fortemente apelativo.

O Pico continua a ser a montanha mais alta de Portugal e a dar alguns passos – não ainda os suficientes – para tornar o seu afamado futuro em presente.

Que 2007 venha confirmar as tendências positivas.


P E D R O D A M A S C E N O

Sem comentários: