sexta-feira, junho 11, 2010

RESPIRAR NOS AÇORES

RESPIRAR NOS AÇORES
(A força das coisas simples)



Venha respirar aos Açores, bem poderia ser um slogan publicitário para o turismo da Região que muito precisa de um forte abanão nestes tempos de recessão nos nossos mercados emissores tradicionais.

Sendo o respirar uma função vital de primeira linha e uma das condições mais importantes para a qualidade de vida e a prevenção da doença ressalta bem a sua importância em qualquer turismo de saúde e bem estar.

Turismo de saúde e bem estar que poderá ser o futuro produto ancora do turismo açoriano já que temos todas as condições ideais para que assim seja. Temos natureza, tranquilidade, segurança e uma densidade populacional baixa.

Os recursos naturais, indispensáveis à saúde e bem estar, abundam e entre eles está certamente o ar. Não só pelo abundante oxigénio mas pela inexistência de poluição atmosférica.

O nosso exuberante verde é a garantia de uma fotossíntese vigorosa que nos proporciona oxigénio com fartura, elemento indispensável à respiração. Respiração que, nas tradições orientais, tem sido objecto de décadas de estudo.

Havendo mosteiros cuja actividade e estudos se centram na respiração e na sua importância. Sendo bem conhecido o facto de muitos dos ditos milagres executados pelos faquires serem baseados no controle da respiração.

Todos os organismos – humanos, plantas e animais – são constituídos por uma multiplicidade de células que se organizam em tecidos específicos e orgãos que , por sua vez, constituem o corpo físico. A vida daquelas células e consequentemente do corpo dependem de um aporte contínuo de energia.

Sendo os alimentos os fornecedores primeiros dessa energia não deixa, contudo, de ser indispensável a existência ao nível celular do oxigénio para que aqueles nutrientes se transformem em energia utilizável pelas células – unidades bases de toda a vida.

E um adequado fornecimento de oxigénio depende, certamente, da integridade e bom funcionamento do aparelho respiratório mas também da sua qualidade e quantidade existentes na atmosfera.

Sendo, por consequência, decisiva a qualidade do meio ambiente seja por via da existência de árvores seja por via da baixa poluição. Factos que tornam os Açores aptos para proporcionarem uma excelente respiração e, desse modo, uma boa saúde das células e – o mesmo é dizer – de todo o corpo.

Vindo isto tudo a propósito de como coisas bem simples, para nós banais, podem ser a chave do sucesso de um destino turístico. Respirar nos Açores é um privilégio para quem se preocupa com a saúde e bem estar. Bem maior do que a gastronomia ou os vinhos.

A respiração é um excelente ferramenta para o relaxamento sendo a base da meditação que tantos adeptos continua a conquistar em todo o mundo e que se tem tornado numa das armas mais eficazes para o combate ao stress.

O que torna os Açores num destino ainda mais extraordinário para quem procura a desintoxicação, o relaxamento e a qualidade de vida. Por via de um abundantíssimo recurso que pouco valorizámos, mesmo para nós próprios.

Venha respirar para os Açores e traga um amigo também.


PEDRO DAMASCENO

Sem comentários: