domingo, março 15, 1992

APRESENTAÇÃO


FACE OCULTA



APRESENTAÇÃO



Ao iniciar esta coluna de opinião que tenciono manter com a maior regularidade, imprescindível se torna uma apresentação.

A ideia inicial nasce de uma inquietação profunda: a de que é urgente que não nos deixemos adormecer pelo hábito e pela rotina, transformando a vida num deserto de ideias.

A vida só vale a pena ser vivida se for inventada todos os dias. A imortalidade, só se conseguirá se abrirmos, de par em par, as portas da nossa criatividade.

Mas a criatividade vive da incerteza e da diversidade.

A humanidade apenas avançou e conheceu progresso e felicidade quando foi capaz de dar passos no desconhecido. A tentativa-erro foi a única ferramenta que se mostrou adequada para se atingir o real conhecimento.

A unanimidade sempre se mostrou como uma vereda perigosa. O ser humano é demasiado complexo e imprevisível para ser encaixado em modelos fixos. Quando isso aconteceu deram-se das maiores tragédias da história da humanidade.

Tudo é finito: os homens, as ideias e o próprio universo. Não há verdades imutáveis ou imortais. A aventura humana é um autêntico caleidoscópio que nos revela, constantemente, uma riquíssima multiplicidade de imagens e emoções.

Por isso é urgente que haja humildade e generosidade na procura dos nossos caminhos colectivos. A nossa caminhada para o futuro é, sempre e necessariamente, um salto para o desconhecido mas o desconhecido sempre foi o nosso destino.

O quotidiano, baço e cinzento, em que a maior parte de nós vive não é inevitável. Grande parte das vezes ele é fruto da nossa cobardia, indolência e mesquinhez. A felicidade tem muito a ver com a coragem, força e generosidade.

FACE OCULTA pretende ser apenas um grão de areia. Um espaço de reflexão, em que se tentará intervir de forma crítica e criativa no nosso dia-a-dia. Aqui se procurará questionar tudo e todos procurando sempre as faces ocultas das pessoas, ideias e acontecimentos.

Com coragem e humildade procuraremos agitar as águas deste nosso quotidiano delicodoce, fugindo às ideias feitas e aos preconceitos.

Procuraremos agarrar a vida: desde o mais modesto acontecimento da nossa ilha até ao mais sonante facto internacional. Apenas nos preocuparemos em escolher aquilo que nos proporcione um bom motivo de reflexão ou um ensinamento.

A vida é feita de pequenas coisas. O que lhe dá grandeza, ou não, é a maneira como a vivemos.



P E D R O  D A M A S C E N O




Sem comentários: